A Hidroenergia dá mais um passo importante em sua jornada de crescimento e qualificação e estruturação de suas práticas de governança ao anunciar a atuação de Flávio Mendes como conselheiro. Com mais de 50 anos de atuação no setor, Flávio é referência nacional e internacional em projetos, fabricação, montagem e comissionamento de equipamentos para usinas hidrelétricas.
Sua chegada marca um novo momento da Hidroenergia, que vem consolidando sua capacidade produtiva e institucional para enfrentar os desafios de expansão e qualificação das entregas. Com uma trajetória sólida junto a grandes indústrias e empreendimentos hidrelétricos — como Salto Caxias, Itá, Machadinho, Jupiá e Foz do Areia — Flávio Mendes traz uma visão estratégica que fortalece os processos de governança empresarial e planejamento de longo prazo, especialmente nos aspectos ligados à engenharia e à operação fabril.

Flávio, em visita à fábrica, com os diretores (da esquerda para a direita) Industrial, Jonas Zaltron; Executivo, Rafael Kieling; e; Técnico Comercial, Júlio Duarte.
Além da sólida atuação no cenário nacional, Flávio Mendes construiu uma carreira internacional de destaque, liderando projetos de grande porte em países como República Dominicana (onde reside atualmente), Argentina, Chile e Uruguai. Entre suas contribuições, estão a implantação da fábrica de hidromecânicos da Servinca e coordenação de obras relevantes como UHE Monción e Cuesta del Viento. Ao longo dessa trajetória, representou empresas como Ansaldo, Alstom e Coemsa em negociações técnicas e administrativas de alto nível.
Desde julho no Brasil, para uma série de visitas técnicas e institucionais, Mendes compartilhou suas impressões sobre a evolução da empresa, especialmente do parque fabril, onde não vinha há cerca de cinco anos. “Notei uma diferença astronômica. Hoje, a Hidroenergia é uma empresa média para grande, domina a tecnologia e tem grandes técnicos. Iniciou pequena, cresceu exponencialmente e vai ser maior pela visão das pessoas que estão aqui”, observa o engenheiro, sintetizando o salto de maturidade e capacidade que a Hidroenergia vem consolidando.
A relação de Mendes com a Hidroenergia é marcada por parceria e construção conjunta. Amigo de Marcos Kieling, fundador da empresa, ele foi peça-chave na formação da cultura técnica e do espírito inovador que seguem presentes na organização. Entre 2009 e 2016, atuou como diretor industrial e coordenador de projetos, liderando decisões estratégicas como a ampliação da capacidade tecnológica da fábrica para turbinas de até 30 MW.
Segundo o diretor executivo, Rafael Kieling, a atuação do conselheiro reforça o compromisso da empresa com a excelência e a preparação para os próximos ciclos. “A Hidroenergia está consolidando sua preparação para os novos desafios e objetivos. Estamos investindo em qualidade, capacidade técnica e consistência nas entregas, com uma visão clara de futuro. A presença de Flávio no Conselho é estratégica para manter e ampliar esse padrão”, afirma o gestor.
Fazer o comentário do Eng: Flávio Mendes, trata se um excelente profissional capacidade técnica no seguimento de geração energia elétrica de projetos de médio e grande porte,.
Falar sobre eng: Flávio Mendes., dizer-lhes que se trata de um excelente gestor de projetos de médio e grande porte no seguimento de geração de energia elétrica.